Brinquedos de miriti de Abaetetuba (PA)

Brinquedos de miriti de Abaetetuba (PA)

 

A cidade de Abaetetuba, no Pará, é conhecida pela fabricação dos tradicionais brinquedos de miriti, uma palmeira típica do Norte do Brasil. São barcos, cobras, tatus, peixes, pássaros, macacos, casinhas, aviões, soca-socas, marionetes, dançarinos, bonecos caboclos e ribeirinhos (que até se mexem), entre tantas outras peças que expressam plasticamente o imaginário da população local.

 

Esses brinquedos costumam colorir as ruas de Belém durante o Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil. Na praça Waldemar Henrique, são montadas as barracas de venda da já tradicional Feira do Miriti. De lá saem, atrás da multidão que louva a santa, os “homens do brinquedo”, ou girandeiros, como são conhecidos os artesãos que empunham a “girândola”, uma espécie de cruz de vários braços, feita de miriti, carregada de brinquedos pendurados para vender.

 

Os brinquedos de miriti são exclusivos, inéditos e vêm sendo fabricados há pelo menos 200 anos. Abaetetuba reúne atualmente cerca de 70 artesãos trabalhando com esse tipo de artesanato, a grande maioria homens. São eles que modelam e montam os brinquedos, mas as tarefas de lixar e pintar são divididas com as mulheres.

 

Originalmente de produção sazonal, ligada ao ciclo da festa religiosa de Belém, os brinquedos já são confeccionados o ano todo na cidade e nas ilhas das redondezas, para atender as encomendas dos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, e mesmo a demanda do exterior.